Hoje, dia 25 de Maio, é celebrado no mundo todo o Dia da Toalha, data em que nerds carregam consigo uma toalha durante o dia inteiro. Afinal, "Tudo o que você precisará quando o universo acabar é de uma toalha"...

Cabem aqui algumas ressalvas:
  • Se você se perguntou "Mas que diabos é dia da toalha?" você obviamente não é um nerd. Continue lendo e entenda o porque desta data (talvez ache boring);
  • Se você afirmou "Sim, e hoje também é o dia do orgulho nerd", você não é um verdadeiro nerd. Te desafio a continuar lendo para entender porque;
  • Se você sabe porque da data e porque os verdadeiros nerds a celebram, parabéns nerd. Pule para o último parágrafo!

O dia da toalha foi feito como uma homenagem dos fãs da série de livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Uma saga extremamente nerd, onde o autor apresenta uma aventura fantástica pelo universo com um texto primoroso. O humor refinado faz com que o livro não seja interessante para qualquer simples mortal, pois espera do leitor, como pré-requisito para seu completo entendimento, uma bagagem de cultura científica, política, pop e nerd. Por isso Douglas Adams tornou-se um moderno ícone nerd literário, assim foram Asimov e Tolkien.

Especificamente sobre o porquê da toalha: ela está numa das passagens do livro, e é considerada item essencial para os "viajantes da galáxia"...

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar [...] para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz) [...]; você pode usar como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro. E entre inúmeras outras funções, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa."
O autor Douglas Adams, um nerd assumido, faleceu em 11 de maio de 2001. Os fãs imediatamente improvisaram um tema bem humorado para sua homenagem: a importância da toalha.

A data, 25 de Maio de 2001, alguns dias após sua morte, foi o dia da primeira homenagem. Foi proposta uma alteração para se comemorar no 42º dia após sua data de falecimento. Assim, seria utilizada uma outra passagem genial do livro sobre o número 42. Contudo, a primeira data (25/05), acabou prevalecendo, e ainda coincidia com a data de première do primeiro filme da série Star Wars, em 25 de maio de 1977. Portanto, não há muita lógica para a comemoração ser neste dia, meio aleatório, tal qual um gerador de improbabilidade infinita: mais "Douglas Adams" impossível!

Isso soava como uma grande "piada interna nerd", e se encaixava perfeitamente no mundo nerd. Mas a comemoração tomou proporções globais, e chamou atenção da grande mídia. Considerando que, de uma perspectiva externa, não se sabe definir e diferenciar o nerd, muito menos entender a lógica deste círculo, é preciso se aprofundar muito e estudar cada aspecto das questões nerds para entendê-las, o que te faz um nerd sempre que o fizer. Essa sempre foi a premissa.

Mas a mídia precisava simplificar para conseguir acompanhar o movimento, e assim surgiu o dia do orgulho nerd. O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek começou em 2006, na Espanha, onde a mídia passou a tratar esse movimento nerd do dia 25 de maio como o "dia del orgullo friki".  Desta forma, simplificava-se o contexto para que fosse entendível ao grande público o significado da data, pois o ‘dia do orgulho’ tem sido utilizada desde sempre como forma de manifestação por grupos que se sentem discriminados de alguma forma. Por este motivo temos o dia do orgulho gay, do orgulho feminino, do orgulho negro, entre outras minorias. Como fenômeno mais recente, portanto os nerds teriam o seu próprio dia para se orgulhar de sua condição.

Por fim, cabe outra ressalva:
  • Um verdadeiro nerd não comemora um "dia do orgulho nerd", ele comemora o "Dia da Toalha". Assim, o orgulho nerd está implícito. Sim, um verdadeiro nerd! Porque para ter "orgulho nerd", você tem que ser um nerd. Sendo um verdadeiro nerd você obviamente sabe porque o dia 25 de Maio é o "Dia da Toalha", e não o "Dia do Orgulho Nerd". Se não entender isso, você não precisa se orgulhar de coisa alguma!

4 comentários

Paulo Cheng disse... @ 5 de junho de 2011 às 06:06

Sinceramente não sabia desse dia, apesar de me considerar um nerd, mas é bom saber que existe um dia de festividades nerds.

Obrigado pelo comentário no meu site, abração pra ti.

Júh Sodi disse... @ 6 de junho de 2011 às 21:05

Dia da toalha ou foi muito Fail ou os nerds estão mesmo em estinção..hehe

Aline disse... @ 10 de junho de 2011 às 16:22

Bom, descobri que não sou nerd heehehe... Bem curioso o post!

Joy Barreto disse... @ 11 de junho de 2011 às 19:00

Olááá...
haah bom o post!
gostei!

Até logo!
beijos

Atualizado, confere lá!
http://joycebc.blogspot.com

Comente: