Um Parágrafo era um blog pessoal de crônicas e comentários livres, não necessariamente em um só parágrafo, publicados toda segunda-feira (ou não). Um hobby intelectual; exercitado, debatido e compartilhado com enorme satisfação com todos os visitantes.
A origem
Em meados de 2001 foi dado início à esta pequena aventura online, que só tomou corpo de blog em janeiro de 2007: o blog Deus Ex Machina foi criado como um passatempo e um repositório dos textos e rascunhos de variados assuntos produzidos ao longo do itinerário do ônibus à caminho da faculdade, intervalos das aulas e qualquer outra fração de tempo roubada do cotidiano estudantil.
Porém, em outubro de 2008 foi criado o blog Box 81 para substituí-lo. Foi a semente precursora deste blog, pois já trazia o formato atual: crônicas do cotidiano e um layout exclusivo e mais aperfeiçoado. Alcançou relativo sucesso com seu número considerável de acessos diários, métrica imensuravelmente valiosa para um blog. Mas, a vida acadêmica e profissional do autor deram o primeiro golpe e quase o mataram (o blog, não o autor!), pois faltava tempo livre (e motivação) para produzir as crônicas, que chegaram a ter uma frequência quase diária. Ficou por um tempo abandonado, no fim de 2009.
Entretanto, as mensagens e emails perguntando por novas atualizações demonstraram o carinho e a real importância que aqueles simples textos tinham para cada leitor que acompanhava e se interessava em ler mais. Por este motivo, o blog voltou em 2010, com uma nova proposta: o Um Parágrafo (inicialmente chamado Noticionário). Um blog com novo layout (e novo fôlego), minimalista e semanal, foi a alternativa encontrada para simplificar e viabilizar os textos, um último esforço para contornar o pouco tempo disponível.
Mas o fim chegou, no penúltimo mês de 2011. Pouco antes de completar 5 anos o blog encerrou suas atividades...