Todo político é corrupto? E todo policial é corrupto? E todo juiz é correto? Nem sempre.

É triste viver num pais onde a surpresa esta numa exceção que deveria ser a regra. Num flagrante registrado em vídeo, dia 15/04/10, um policial deu uma lição de moral numa desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ela aparece tentando intimidar, usando o seu cargo. Tentou livrar o filho de uma blitz, aqui em Floripa, com o famoso "jeitinho-brasileiro-dos-poderosos": o carteiraço.

Na versão policial, a desembargadora foi até o local para tentar impedir que o carro de seu filho, um Celta preto que foi abordado sem nenhum documento, fosse apreendido devido aos débitos e multas. O filho, condutor, informado que o carro seria apreendido, imediatamente liga para sua mãe, desembargadora. Após 15 minutos, la estava ela. Houve discussão, pois queria impedir apreensão, e nisso, um dos policiais resolveu filmar com o telefone celular...

Isso me lembra aquela historinha, que dizem ser verídica, de um político que queria embarcar de qualquer jeito num vôo lotado. Ignorou a fila, passou na frente de todos e exigiu um lugar. Com a negativa da atendente do aeroporto, bateu com a mão no balcão de forma a intimidar, e disse aos gritos: “por acaso a senhora sabe quem eu sou?” A atendente pega o microfone calmamente, e anuncia para o saguão: “atenção senhoras e senhores há um passageiro no balcão com amnésia, caso alguém sabia quem ele é, e possa ajudar...” A fila irrompeu em risadas e o tal passageiro importante não mais incomodou.

Sad but true... Neste flagrante em video, ouve-se a alterada desembargadora fazendo a fatídica pergunta:


- Você sabe quem eu sou?
- Não sei. - responde o policial.
- Desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina!
- Que bom então. A senhora deveria dar um exemplo melhor...

Na versão da Associação dos Magistrados Catarinenses, em nota, a desembargadora apenas invocou seu cargo depois de ser mal tratada pelos policiais da blitz: ou seja, se for maltratar qualquer outro cidadão, pode, DEUSembargador não?

Tenho 3 alertas para esta desembargadora:

LEI COMPLEMENTAR Nº 35, DE 14 DE MARÇO DE 1979
Art. 35 - São deveres do magistrado:
VIII - manter conduta irrepreensível na vida pública e particular.

DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
XV - E vedado ao servidor público;
a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;
[...]
d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

CÓDIGO DE ÉTICA DA MAGISTRATURA NACIONAL
Art. 1º O exercício da magistratura exige conduta compatível com os preceitos deste Código e do Estatuto da Magistratura, norteando-se pelos princípios da independência, da imparcialidade, do conhecimento e capacitação, da cortesia, da transparência, do segredo profissional, da prudência, da diligência, da integridade profissional e pessoal, da dignidade, da honra e do decoro.
[...]
Art. 15. A integridade de conduta do magistrado fora do âmbito estrito da atividade jurisdicional contribui para uma fundada confiança dos cidadãos na judicatura.
Art. 16. O magistrado deve comportar-se na vida privada de modo a dignificar a função [...]
Art. 18. Ao magistrado é vedado usar para fins privados, sem autorização, os bens públicos ou os meios disponibilizados para o exercício de suas funções.


Já para seus colegas da AMC e do egrégio TJSC, 1 alerta apenas:

DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
XV - E vedado ao servidor público;
b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;
c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;


É amigos, não esqueça as sabias palavras do juiz Nicholas Marshall no seriado Dark Justice:
A justiça é cega, mas enxerga no escuro

4 comentários

Ministério da Saúde disse... @ 10 de maio de 2010 às 13:36

Caro blogueiro,
A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com esta vacina no Hemisfério Norte. Nesta segunda, 10 de maio, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas e da população de 30 a 39 anos. As gestantes poderão se vacinar até o dia 21 de maio.

Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

dica de filme disse... @ 22 de julho de 2010 às 14:09

Isso é uma verdadeira vergonha....

criação de logotipo disse... @ 22 de julho de 2010 às 14:17

O policial tem toda a razão!
Não é porque ela é Desembargadora que ela pode fazer besteiras por ai..
como ele disse, ela deveria dar o exemplo.

Produtos da China disse... @ 22 de julho de 2010 às 14:21

esse vídeo serve de aviso para as autoridades ..
nós, cidadãos, não somos bobos e não merecemos nos deparar com uma corrupção dessas vindo de uma pessoa tão bem instruída como uma desembargadora...

Comente: