Ok, eu não odeio o cara. Até porque ele é O cara. Admiro muito o grande profissional e seu tino comercial, o cara é praticamente um midas! Reúne características que eu sempre busco: ser muito bom no que faz e saber ganhar muito dinheiro com isso.

Se alguém não o conhece, Bonadio é um megaprodutor musical brasileiro e dono de uma gravadora que ele mesmo criou. Ainda não lembrou? Basta saber que vem de suas mãos o falecido sucesso Rouge, também o CPM 22, Charlie Brown Jr. e... Fresno/NxZero (que eu nunca sei quem é quem).

Mas, porque o título então?
Por primeiro, vejamos. Tirando o CB Jr. que, mesmo decadente, destoa um pouco (um pouco!) na sonoridade e estilo, e o Rouge que já acabou e era voltado especificamente para meninas... Tudo o que vem é um padrão, no som emocore com voz adolescente no vocal, e no visual que mistura as últimas tendências da moda, também adolescente. Ou seja, música ruim, muitíssimo bem produzida! Isso ficando apenas nos exemplos de bandas daqui, fotocópias das estrangeiras.

Essa mistura vem de várias fontes. Mas, sobretudo, de uma rescente "cultura-emo", estética tão reforçada e ao mesmo tempo tão renegada por quem a adota... Não vou explicar o que é emo, nem tratar do modo pejorativo, todo mundo já sabe. Se vc não sabe definir, sabe apontar quem o é. Esteticamente é o visual punk do final de 70's e começo de 80's: allstar, cabelos espetados e/ou franjas cobrindo os olhos, hábitos noturnos, roupas pretas, cinto com rebites, braceletes, coturnos, bandanas, o xadrez... Porém, tudo arranjado de uma forma... digamos, menos agressiva e mais "sensível". Dado Dolabella diria que Bonadio, "traiu o movimento"!

Eu não gosto do que tudo isso se tornou. O comportamento subversivo deu lugar a uma atitude fake e poser. O visual punk era justamente uma agressão, "trasgredir o imposto", e isso era chocante e inovador! Definitivamente não gosto do que se tornou, e eu não gosto de Rick Bonadio pelo que ele representa. A cena rock, que em outros tempos carregava a bandeira da contestação pela juventude, do underground, da contracultura, da marginalidade social, do alternativo... tornou-se justamente um arremedo fake de tudo isso. Pois, o discurso continua o mesmo, mas na prática, a "atitude" foi desvirtuada. Não é à toa ganharam a alcunha de "punk de boutique". Ainda bem que existe uma "cena musical independente"...


Isso acaba construindo uma "nova" cultura, no estilo musical, na moda, na tv, no cinema... Ah! O cinema! O que dizer de um vampiro (de trocentos mil anos, como todo bom vampiro) adolescente, colegial (trocentos mil anos de repetência escolar), que brilha na luz do sol (?). Tudo bem, estou sendo muito (médio) preconceituoso pois nem assisti o tal filme em questão. Mas só isso já destrói todo o mito por trás do tenebroso e amargurado Drácula do Bram Stoker, ou do megaevil Nosferatu, quase um fantasma, ou até mesmo obras mais recentes como Entrevista com o Vampiro da Anne Rice, bastante romantizado, mas que não descaracteriza a assustadora natureza vampiresca que sempre me fascinou... - (Falemos mais de cinema em outro post!) -

Talvez daí venha esse meu "ódio" (não é pra tanto). Rick Bonadio vem promovendo essa mudança na música, e o faz com maestria porque é bom no que faz! Tudo o que produz é sucesso, justamente por saber pegar o que existia de melhor e vestir essa roupagem de hoje, o cara sabe o que se consome hoje, é um gênio que apenas faz seu trabalho. E quem gosta destas novas bandas, pode questionar dizendo ser esta uma caracterização de uma época. Mas, para mim, é a justamente a descaracterização de uma outra (época). Cultura que vivenciei e que faz parte do meu contexto, das minhas lembranças. Do nada, vem alguém e destrói.
Desconstrução de toda uma cultura sem a criação de uma nova.
Só falta me convencerem que papai noel não existe.

11 comentários

Gutt e Ariane disse... @ 11 de janeiro de 2010 às 22:41

Veja bem, não é defendendo o cara, mas ae, ele só promove aquilo que após muito estudo, ele sabe que será consumível/vendável!
Se a atual juventude perdeu o tino e esqueceu ou sequer aprendeu a contestação do rock e do punk de outrora, o que o Bonadio tem a ver com isso?
Infelizmente e para nosso azar, negócios são negócios...¬¬

F.P.Oliver disse... @ 11 de janeiro de 2010 às 22:47

Eh justamente o que eu disse. Ele eh um midas, nao gosto do que ele representa, o titulo eh soh ironico: "Reúne características que eu sempre busco: ser muito bom no que faz e saber ganhar muito dinheiro com isso." =)
Negócios são negócios. Fosse eu no lugar dele eu tbm faria meu $!
Valeu pelo coments!

T.H.S disse... @ 11 de janeiro de 2010 às 22:51

ASSINO EMBAIXO!

Matheus Galvão disse... @ 11 de janeiro de 2010 às 23:03

Cara, o rock atual, principalmente o brasileiro, se é que isso é rock, é uma paúra, falsidade pura, sustentado por patricinhas e mauricinhos revoltados com não sei o quê. Diferente dos ídolos do rock antigos que lutavam contra alguma coisa, alguma coisa que fazia sentido! Rick só faz seu trabalho!

F.P.Oliver disse... @ 11 de janeiro de 2010 às 23:37

Valeu o coments T.H.S!


MB Galvão, exatamente! Mudou muito, eh outra epoca, e Rick só faz seu trabalho.
Valeu o coments!

Cotinha Artes & Design disse... @ 12 de janeiro de 2010 às 00:48

Eu tbm odeio esse FDP, O principal responsavel pelo rock nacional está uma merda!

F.P.Oliver disse... @ 12 de janeiro de 2010 às 17:58

Quanto ao rock nacional... concordo plenamente! Mas o cara é bom kk!

Patrícia Andréa disse... @ 17 de janeiro de 2010 às 02:18

Verdade... Cara, como q pod tanta gente curtir esse tipo d música? Credo... Mas tem gosto pra tdo né, fazer oq?

Mas eu concordo com o título do post levando-se em consideração oq vc disse msm ;)

Bjus!

Anônimo disse... @ 3 de março de 2010 às 12:06

Amigo você está desatualizado!
Estas "produções de merda" desse bandido produtor é quase plágio de uma nova banda A Vitória.
A nova música dos emos bicholas nc zexro é uma quase cópia da música da banda A Vitória.
Com o Charlei Brown ele fez o mesmo copia parte de uma música da Vitória e coloca nas suas produções de merda.
Ele é um sangue suga da banda A Vitória!
O Rick Bonadio nunca fez nada de bom, somente coisas inuteis e passageiras, ele está acabando com a música!
Enquanto a você ser ameaçado de morte, manda esses filhos da puta tomar no meio do cú e procurar também quem gosta de guerra!
Eles já tem o inimigo, manda vir que recebe bala!

Super Blogueiros disse... @ 21 de março de 2010 às 04:17

Gostei do seu blog
Estou seguindo agora,se quiser e puder siga o meu tbm


Abraços e sucesso a todos os blogueiros

http://superblogueiros.blogspot.com
(Divulgação grátis para blog)

Erich Pontoldio disse... @ 5 de abril de 2010 às 10:33

É inegável que onde Bonadio coloca a mão, vira gde sucesso popular alavancando altas vendas e gerando lucro para a sua gravadora....será q ele está errado?
*PS...eu tbm não curto a maioria das bandas lançadas por ele!!!

Comente: