E temos mais uma perspectiva sobre o personagem-mito-martir Che. O que me chamou atencao o filme do diretor americano Steven Soderbergh, alem das 4h30min de duracao, é ele  ser falado em espanhol. Por supuesto, teria que ser né. Mas sabe como sao esses americanos... Cabral, Hitler, Mao Tse Tung, os homens das cavernas, extraterrestres... para o cinema, todos eles so falam ingles, e fluente! ¿Cualquier persona aquí habla español? Tudo bem, talvez nao. Mas pelo menos entende. E a questao nem é essa, é a fidelidade a historia.


Ja vi muitas "versoes" de Che, desde a conhecida de revolucionario idealista ate as que alegam marketing pessoal e mito em torno de uma figura que se utilizava disso para financiar "baguncas" por paises afora. O filme parece se aproximar da primeira. Menos mal. De todas as versoes (em livro, filmes...) gostei mais do Diarios de motocicleta, que pega as Notas de viaje de Che e o Con el Che por America de Alberto Granado. A cena de Che, falando com aquele povoado sobre uma consciencia latinoamericana e Unidade latinoamericana, na minha opiniao, demonstra o seu verdadeiro espirito. Uma pena essa ideologia ter se deturpado tanto.


Bla, bla, bla... isso tudo me lembrou uma piada (aaaapoioo hahaha):

Um menino andando por Havana, passa diante de ninguem mais, ninguem menos que Fidel Castro...
Fidel, ao ver que o garoto nem ao menos o olhou, pergunta-lhe:

- Oye niño, sabes tú quién soy yo?
- No señor, no se quién es usted, ni me interesa...

Fidel fica puto com a petulancia e diz:
- Como castigo por no conocer al comandante Castro, ahora mismo tienes que decirme 20 palabras que comiencen con la letra "C" para que nunca más en tu vida se te olvide que mi apellido es Castro, con la letra "C".

E o menino:
- Compañero Comandante Castro, cómo y cuando, carajo, comeremos carne con cerveza Corona como comen los cabrones comilones del Comité Central Comunista Cubano...?

Fidel ficou de boca aberta, e após um momento disse:
- Muy bien, falta una!

E o guri:
- ...Cabrón!








* Hay que endurecer (huu!) pero sin perder la ternura jamás ...tchê! =x

* Ta aí Zize.. Promessa é divida! o/



2 comentários

Anônimo disse... @ 4 de novembro de 2008 às 01:09

AneliSe:
Tirando os posts sobre a "Invasão Alienígena" esse foi o melhor pelo puro e simples fato de ter sido em espanhol ;x
Falando em invasão..deu em que isso?!
o/

F.P.Oliver disse... @ 4 de novembro de 2008 às 01:42

Espere que virah mais conspiracoes alienigenas!


Cabron!

Comente: