Edward O. Wilson, biólogo, define “sociobiologia” como o “estudo sistemático das bases biológicas de todo comportamento social”. o que isso tem a ver com sexo e poligamia? Tudo!
Por comportamento social, entende-se tambem o comportamento sexual. Em todo o reino animal por exemplo, a poligamia está presente. Há um esforço em manter-se o vínculo sexual no período de reprodução com mais de uma parceira. Nos humanos, a poligamia abrange o relacionamento amoroso, além do sexual. Isso explica as vozes na minha cabeça as fantasias com mais de uma mulher, que fazem parte do nosso imaginário.
A explicacao vem do raciocínio dos sociobiólogos, que é simples: "se em um indivíduo, de qualquer espécie, surge um comportamento inato que lhe permite ter a prole ligeiramente mais numerosa que a de seus similares, essa caraterística tenderá a ser mais freqüente a cada geração, porque os que a possuem se reproduzem mais que os outros." (Yurij Castelfranchi). Quanto mais parceiras sexuais para o homem, melhor!
O mundo visto do ponto de vista dos sociobiólogos é realmente divertido estranho!
Mais fundamentalista, Richard Dawkins, é categorico em sua famosa hipótese do “gene egoísta”: “somos máquinas de sobrevivência – robôs semoventes programados cegamente para preservar aquelas moléculas egoístas conhecidas com o nome de genes”. A seleção darwiniana, seria um relojoeiro cego que programa os seres vivos com um único objetivo: propagar o maior número possível de cópias de seus genes. Portanto - "garanhao nao é voce, simples instrumento. Somos nos, genes. Genios do mal! Leve-nos ao seu lider! Now!". Lembra do Gundam? Dos Mechas dos anime? Voce seria o robo, descartavel. Seu gene o piloto.
Pois é, e pra estragar ainda mais a festa, os sociobiologos ainda explicam que a poliandria pode até nao ser da natureza humana. Mas a escolha constante da mulher pelo macho mais forte, saudavel, rico e viril é tambem com base cientifica. Balela sem vergonha essa heim? Agora perdeu a graca.
No livro “O Mito da Monogamia” os autores demonstram o que os cornos cientistas já sabiam há muito tempo: que os mamíferos, em geral, não são adeptos de arranjos monogâmicos. Porém, sempre se pensou que as aves e os seres humanos eram únicos nesta escolha por um parceiro exclusivo. Mas perceberam que, apesar das aves formarem casais monogâmicos “de fachada”, seus ninhos apresentavam filhotes de pais diferentes. Hummmmm...

Atentem para o quadro de medalhas:
* "É prata, é prata, é prata, é prata..." (Galvão Bueno)
0 comentários
Comente: