1- A venda de casas nos EUA é uma das atividades mais importantes da economia do país. São bilhões de dólares movimentados nesse ramo. Imóveis são comprados, em sua maioria, por meio de financiamento. No financiamento, o próprio imóvel comprado é dado como garantia.
2- O setor enfrentou uma crise. As vendas de imóveis novos caíram 6,6%, mais que o triplo do previsto. Além disso, subiu o número de compradores com prestações em atraso. O dólar se enfraqueceu, os juros e taxas subiram. Com nínguem mais honrando suas dívidas de financiamento. As hipotecas foram executadas.
3- Com medo, os bancos dificultaram novos empréstimos. Isso fez cair mais ainda o número de compradores de imóveis, o que agravou a crise. Com as hipotecas executadas, os bancos tomaram os imóveis dos
caloteirosinadimplentes. Pois, como já dito, o imóvel era a garantia de pagamento do financiamento.4- Como o crédito foi dificultado para novos financiamentos, e como pouquíssimos podem comprar imóvel à vista, o mercado estagnou e começou a crise. Os preços dos imóveis entraram em queda por causa disso.
5- O problema afetou o nível de emprego e o consumo, causando uma recessão geral na economia americana. Além de inúmeros "sem-teto". Gente que teve sua casa tomada pela financiadora.
6- Como os EUA estão entre os maiores consumidores, todo o mundo é afetado. Países que exportam para lá (o mundo inteiro), como o Brasil, são diretamente afetados. O mercado mundial estremece.
7- Mas o pior efeito de todos é o efeito financeiro. Os bancos que executaram as hipotecas (garantia do financiamento), ou não receberam o valor real do imóvel (que entrou em queda) ou nem conseguiram vendê-los por causa da crise. E o que um banco pode fazer com uma casa que não vendê-la? Nada. Bancos não "moram", apenas fazem dinheiro com elas. As ações de construtoras que foram compradas por grandes bancos entraram em queda. As ações dos bancos financiadores e dos bancos compradores das ações das construtoras começam a ser gravemente afetadas.
8- Se essas construtoras quebram ou suas ações perdem valor, os fundos perdem dinheiro, por isso eles vendem essas ações em massa, causando quedas expressivas na bolsa. Ninguém quer segurar a bomba.
9- Queda na bolsa de lá afeta todo o mercado mundial e suas bolsas. Com uma economia desconfiada e com medo, e como sempre sobra para o consumidor e para os contribuintes... Ficamos com menos crédito disponível e menos dinheiro no bolso.
A crise econômica mundial, que se arrasta por mais uma semana, teve seu epicentro nos E.U.A., desenrolou-se a partir da crise imobiliária americana.
Então, para entender a crise econômica que nos assola. Primeiro temos que entender a esta tal crise imobiliária.
Aqui temos 9 passos para entendê-la:
1 comentários
Graças a Deus, um resumo dessa avanlanche de noticias, que ngm consegue mais ler e nao entender!!
Comente: