Techno, Trance, Electro, Disco, House, Psy... Aos meus olhos, Pop Dance Music. Vulgo "poperô". Quem é da geração MTV, e viveu os anos 80 e 90, sabe que houve uma época em que a Dance Music era feita por Dance Music Bands, e não de DJs. Se para a geração que frita nas raves o DJ importa mais que a própria música, nas bands eles não deixavam de ser peça fundamental, mas não única.

Eu já gostei muito de música dance, isso antes da decadência evolução dela. Nos idos anos 80 eu era uma criança. Nos anos 90, já podia entrar na boate, porém apenas na matinê... E quando completei a idade de poder usufruir de tudo aquilo... a música dance já não era mais a mesma, estava em pleno declínio... Cada vez menos melodia, cada vez menos notas, cada vez menos singers, menos voz, menos ritmo, menos swing, menos groove... Em contrapartida, cada vez mais agressividade, mais batidão, mais velocidade...

Acredito que muitos aqui são meus contemporâneos e puderam curtir um pouquinho, já outros tiveram a sorte de poder viver os 80's e 90's plenamente. Aqui trataremos especificamente dos anos 90, década em que ocorreu o auge e da decadência do poperô. Crescemos ouvindo essas musicas, seja no rádio, seja nas pistas daquela boate que deixou saudades (toda cidade tem uma, geralmente fechada). Impossível não ter uma música aqui que não tenha marcado e que não traga lembranças. Difícil não notar um perfume de nostagia e naftalina no ar.

Listas são pessoais, esta é a minha:


Top 20

Part I - (20º a 11º)




20º - DJ BoBo - Somebody Dance With Me (1993 / Suiça)

Engraçado notar como era exceção e não regra as músicas serem assinadas "DJ tal". DJ BoBo talvez tenha sido um precursor, quem sabe. Interessante também a idéia de DJ cantor e performático no palco, com danças e tudo! O cara ao que parece sempre emplaca uma nas paradas de sucesso e tá até hoje na ativa.






19º - Vengaboys - We Like To Party (1998 / Holanda)


Eurodance, sonoridade já mais moderna, mas ainda carregada de anos 90 style. Continuaram anos 2.000 afora com boas músicas, que raro. Um dos poucos moderninhos que me fazem ainda querer ouvir uma dance music. Tem também de bom o "Boom Boom Boom Boom!" de 98 e o ótimo "Shalala" já em 2000.







18º - Ace of Base - All That She Wants (1993 / Suécia)


Não chega muito a ser um poperô típico, som mais cadenciado e tal, mas muito bom! Comparam ao Abba. Pra mim não tem nada a ver, acho que é só por ser Sueco mesmo. "The Sign" também fez sucesso, mas não tanto quanto este.







17º - 20 Fingers feat. Gillette - Short Dick Man (1994 / E.U.A.)


Sucesso polêmico. O som é muito bom, mas "Don't want no short dick man" moça? Sem comentários... Carai, quem será que causou o trauma na menina? E olha que é bonitinha!







16º - Loft - Mallorca (1996 / Alemanha)


Mais um Eurodance. Estranho como a Europa invadia por aqui e eu não sabia. Na época, achava que era tudo estadunidense, pois todo mundo canta em inglês... Engraçado notar a tosqueira dos clips na época! Trash total!







15º - Snap! - The Power (1990 / Alemanha)

Esse estourou pra valer! Início dos 90's, e até hoje se ouve tocar essa música. Sonoridade bem anos 90, já trazia a tendência "voz-bonita-feminina-cantando com negão-falando-alguma-coisa-no-meio". E daí vem vindo tudo o que se derivou disso. (Porquê o New Kids On The Block foi dançar nesse clip?! haha!).








14º - Whigfield - Sexy Eyes (1996 / Dinamarca)


Que loirinha mais bonita e essa dinamarquesa! Ela não tem um "que" de Cindy Lauper? Tá bom, não tem... Essa guria lindinha emplacou um monte de música nos anos 90. Mas essa música merecia um clip melhor! Vai bem até o meio mais ou menos, daí em diante esculhambaram...







13º - CoRo feat. Taleesa - Because The Nigth (1992 / Alemanha)


Apesar de ser uma versão. Foi assim que ela passou a fazer sucesso por aqui. Outra com o selo "anos 90 style" bem característico. Realmente os primeiros anos da década de 90 eu entendo com o auge do poperô. Tinha muita coisa boa... Essa é uma delas, daquelas que te fazem voltar no tempo. (Porque tá em 13º?).







12º - Scatman John - Scatman (1995 / E.U.A.)


Que figuraça! Eu me divertia até tentando cantar as músicas do Scatman John. Eram sempre animadas, divertidas e com repetições e alternâncias doidas de sílabas! Fez sucesso também com algumas outras músicas, principalmente "Scatman's World" e "Everybody Jam!", mas esta é a melhor. Diferente dos outros noventistas, esse fazia bons clips. Se bem que, de 95 em diante os clips foram ficando melhores. Curiosidade: só atualmente fui descobrir que o Scatman John era gago! Tá explicada essa "silabada musical" que ele faz! Ele compunha as músicas para ajudar as crianças a superar a gagueira e incentivá-las a cantar. Morreu em 99, e esta no hall da fama da Associação Nacional dos Gagos, e recebeu o prêmio Annie Glen, pelos serviços excelentes prestados a comunidade gaga! Vi no Wikipedia e no meu conterrâneo Jacaré Banguela.
Gente boníssima esse Scatman John! (O cara é idêntico a um vizinho meu de quando eu morava em Cuiabá num condomínio! Não é não Cesão? Haha!!).







11º - Whigfield - Saturday Nigth (1994 / Dinamarca)


Novamente a bela! E com certeza aqui na lista ainda caberiam "Close to You" se não fosse baladinha, e a versão para "Be My Baby" muito show, entre muitas outras. Ela foi uma das responsáveis pela moda Eurodance nos anos 90, chegou até a entrar para o Guinness Book, livro dos recordes, por ficar trocentos anos no topo das paradas com esta música. Tem um swing, um balanço bom demais essa músiquinha. Me lembra as festinhas do colégio. E como é jeitosa a menina heim! (Aliás, porque esta música não está entre as 10 mais?)





* Este post faz parte de uma série. Leia também:

0 comentários

Comente: